Mémoire PhotoPlastique® – Memória FotoPlástica


Mémoire PhotoPlastique® é uma nova concepção artística, destinada a recriar a atmosfera das memórias de eventos importantes na vida das pessoas, tais como casamentos, bodas e festas de 15 anos. Consiste em um quadro feito a partir de uma fotografia aliada a materiais diversos, a fim de ampliar o sentido e as sensações evocadas ao relembrar o momento.

A técnica utilizada para a criação, denominada PhotoPlastique, foi desenvolvida pela fotógrafa e artista Érica Böhmer em colaboração com Nick Böhmer, dentro de uma perspectiva inovadora, unindo linguagens da fotografia e das artes plásticas para criar um trabalho em que as memórias são eternizadas a partir do contato com a imagem da experiência real, impressa na foto, e por meio dos sentimentos impregnados nos objetos escolhidos cuidadosamente para a composição da obra. Desta forma, as memórias são transformadas em obra de arte, em experiência estética, proporcionando sensações que vão além do simples contato com o momento transposto na foto, uma vez que as memórias são recriadas em linguagem artística para serem vividas eternamente.

Descrição

A criação do objeto exclusivo Mémoire PhotoPlastique® inclui, além do trabalho da obra em si, a escolha detalhada dos materiais a serem utilizados. Tais materiais são selecionados pela artista dentre os objetos escolhidos pela própria pessoa a qual a obra se destina, e daqueles coletados no próprio dia do evento. A escolha desse material requer a sensibilidade para compreender a importância dos sentidos dos objetos na experiência real da pessoa, e a sua significância dentre as memórias.

O quadro é elaborado de acordo com o relato da pessoa, bem como em função da observação da artista, que estará presente ao dia do evento e/ou ensaio para também fazer o registro fotográfico.

A criação envolve as seguintes etapas:

1) a escolha da foto mais significativa e sua impressão;

2) uma pesquisa prévia a respeito das preferências da pessoa que receberá a obra, o que é feito por meio de conversas tête-à-tête;

3) a coleta cuidadosa e detalhada de objetos no dia do evento;

4) a escolha de materiais que complementarão a obra, a fim de criar uma composição harmoniosa entre a fotografia e os objetos utilizados.

As etapas do trabalho artístico requerem o comprometimento com a criação como um todo, uma vez que integrarão a apresentação final da obra, conferindo a ela o significado e o sentido que levarão à evocação das memórias.

Por fim, Mémoire PhotoPlastique® consiste na elaboração não só de um objeto, mas de uma poesia plástica das memórias transformadas em experiência estética, a fim de preservar os sentimentos vividos e conferir novos possíveis sentidos às vivências dos momentos importantes da vida.